Para o terror dos adeptos ao estilo de vida fitness, o ovo foi um dos alimentos que subiu bastante de preço recentemente. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea – Esalq/USP), o preço do ovo no atacado aumentou 40% em fevereiro. Em um dos principais polos de produção do país, Santa Maria de Jetibá (ES), a caixa de 30 dúzias de ovos chegou a R$ 276,54 no dia 19 de fevereiro, um aumento de 43% em relação ao ano passado.
O presidente Lula já comentou a situação em uma entrevista sobre a inflação dos alimentos. “Eu sei que o ovo está caro. Quando me disseram que está R$ 40 a caixa com 30 ovos, é um absurdo. Vamos ter que fazer reunião com atacadistas para discutir como é que a gente pode trazer isso para baixo”, afirmou o presidente.
Mas por que o ovo está tão caro?
Consultados pelo g1, especialistas revelaram alguns motivos que impactaram o preço do alimento:
- Custo do milho;
- Calor intenso;
- Demanda aquecida na Quaresma.
A Quaresma é o período de 40 dias antes da Páscoa. Como preparação para a Páscoa, muitos católicos diminuem o consumo de carne vermelha, substituindo por ovo. Durante essa época, o aumento do preço já é esperado. Mas Tabatha Lacerda, diretora administrativa do Instituto Ovos Brasil (IOB), explicou ao g1 que o aumento veio antes do esperado.
Outro motivo desse aumento é o preço do milho ter subido. “O milho, por exemplo, já aumentou 30% desde julho de 2024. E a alimentação das galinhas é feita, basicamente, com milho”, explica Tabatha.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ainda acrescentou que o custo das embalagens aumento mais de 100% nos últimos meses e que as altas temperaturas têm um impacto na produtividade das aves.