Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Por que os papas mudam de nome?

Por Carolina Carvalho
22/04/2025
Em Geral
0
papa francisco

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Dependendo da sua idade, a cobertura da morte do Papa Francisco, que faleceu na última segunda (21), talvez tenha sido a primeira vez em que você soube que o nome dele não era realmente Francisco, e sim, Jorge Bergoglio. É uma tradição entre os papas escolherem os nomes pelos quais querem ser chamados durante o pontificado. Mas nem sempre foi assim.

Quando começou a tradição dos papas trocarem de nome?

Durante a Antiguidade e a Idade Média, os papas mantinham seus nomes de batismo. A mudança de nome começou no século VI. João II, eleito papa em 533, tinha como nome de batismo Mercúrio. Além de um planeta, Mercúrio também é um dos deuses da mitologia romana. Para evitar a associação com um deus de outra religião, o líder escolheu se chamar João, em homenagem a um dos apóstolos de Jesus.

Depois de João II, de tempos em tempos, um papa decidia trocar de nome em homenagem a alguém. Mas a tradição se consolidou de vez em 983. Nascido Pietro Canepanova, o papa escolheu o nome João XIV. Em 996, Bruno Von Kärnten escolheu ser chamado de Gregório V. Foi aí que a troca de nome virou regra.

“A mudança de nome significa assumir uma missão específica, uma função. Deste modo, muitos padres e religiosos passam a assumir um novo nome também quando entram na vida religiosa”, explicou o professor Felipe Aquino à Canção Nova.

Na Bíblia, é comum vermos histórias de Deus dando novos nomes a discípulos como forma de estabelecer um novo propósito. O primeiro apóstolo, Simão, foi renomeado como Pedro por Jesus, por exemplo.

MUNDO

Qual foi o conclave mais longo da história?

O último conclave, que elegeu o Papa Francisco, levou pouco mais de 25 horas. Você acha que isso é muito? …
Leia mais
X

Qual foi o conclave mais longo da história?

Leia mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post

NASA comunica futuro catastrófico sobre o Brasil

Confira!

Harvard

Jovem de 17 anos orgulha o Brasil e é aprovada na universidade mais difícil do mundo

05/04/2026
imposto de renda 2026

Imposto de Renda 2026: agora você precisa declarar cada aposta vencida

05/04/2026
astrologia

Os quatro signos que vão ter mais dinheiro no bolso em abril

05/04/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix