Essa semana, viralizou no X (Twitter) uma publicação em que o usuário comentava: “tava com cólica tomei um ibuprofeno o que estaria tudo bem se não fosse pelo fato que estou com dengue”. Até o momento, o post conta com mais de quatro milhões de visualizações. Ao ver o post, muita gente se pegou pensando: “espera… qual o problema de tomar ibuprofeno se você estiver com dengue?”. Continue lendo que a gente te explica.
Para muitas pessoas, tomar ibuprofeno quando se está com dengue seria uma escolha muito óbvia. Afinal, o medicamento é usado para tratar dores e febre, sintomas comuns da doença. Mas o remédio pode acabar piorando o seu estado de saúde. No geral, é preciso evitar toda a classe dos AINEs (anti-inflamatórios não esteroidais). Além do ibuprofeno, outros remédios dessa classe são:
- indometacina;
- diclofenaco;
- piroxicam;
- naproxen;
- sulfinpirazona;
- fenilbutazona;
- sulindac;
- diflunisal.
Por que não pode tomar ibuprofeno com dengue?
Um dos efeitos da dengue no seu organismo é a diminuição das plaquetas sanguíneas, o que aumenta o risco de sangramentos. E o ibuprofeno e todos os remédios AINEs inibem a coagulação do sangue (quando o sangue “endurece”, pausando o sangramento).
Ou seja, tomar esse remédio quando se está com dengue aumenta consideravelmente o risco de hemorragia.
No site do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, tem o caso da advogada Luanna Gabrielle, que se automedicou com ibuprofeno sem saber que estava com dengue. “Tive sangramento na gengiva e fortes dores pelo corpo, corri para o hospital e descobri que na verdade eu estava com dengue”, contou a advogada.