Você provavelmente já ouviu algum parente reclamando que a “dor nas juntas” piorou com o frio. E não, isso não é impressão nem senso comum. Quando as temperaturas caem, muitas pessoas realmente sentem mais dor e rigidez nas articulações, como cotovelo e joelho. Entenda o que a ciência já sabe sobre esse fenômeno.
Como explica a Revista Galileu, ainda não existe uma explicação única para a relação entre mudança no clima e dores no corpo, mas algumas teorias ajudam a explicar isso.
Por que sentimos mais dor no frio?
Um artigo da Escola de Medicina da Universidade Harvard levanta a hipótese de que o responsável é a queda da pressão barométrica ou atmosférica que acontece com a mudança do clima. Segundo esse artigo, quando a pressão do ar diminui, tendões, músculos e tecidos ao redor das articulações podem se expandir, o que explicaria as dores no corpo no frio.
Pessoas que já tinham problemas nas “juntas”, como artrite e dor crônica, sentem os efeitos de forma mais evidente.
Outra explicação dos cientistas é de que, no frio, temos a tendência de ficar mais parados e fazer menos atividades físicas, passando mais tempo sentados ou deitados (normalmente embaixo das cobertas). Essa falta de movimento seria um agravante na dor nas juntas.
Por fim, uma última explicação é psicológica. O tempo fechado pode deixar muitas pessoas mais tristes ou ranzinzas e esse estado emocional faz com que ela sinta qualquer dor de forma mais intensa.
Algumas recomendações médicas para evitar ou amenizar essas dores são se manter bem aquecido, com mais camadas de roupas, e manter uma rotina de exercícios físicos e alongamentos (sim, é difícil sair para se exercitar no frio, mas também é essencial!).