Já reparou que, quando você bebe álcool, às vezes você começa a soluçar? E sim, existe uma relação entre o consumo de bebida alcoólica e o irritante soluço. Continue lendo que a gente te explica.
Por que você soluça?
Antes de tudo, vamos lembrar o que exatamente é o soluço. A Biblioteca Virtual da Saúde explica que o soluço é provocado por uma contração involuntária do diafragma (músculo que separa o peito do abdome), seguido pelo fechamento da glote (abertura da laringe), durante a inspiração.
“As crises podem ser sintomas de inúmeras doenças, de ordem respiratória, digestiva, genital, vascular, psicológica, metabólica ou outras relacionadas ao sistema nervoso central. O soluço pode ter causas psicológicas como ansiedade, tristeza, agonia e depressão”, explica a Biblioteca.
Álcool e soluços
Bebidas alcóolicas e bebidas gasosas, como refrigerantes, fazem o seu estômago, que fica logo abaixo do diafragma, ficar distendido. Quando isso acontece, ele pode apertar ou irritar o seu diafragma, provocando soluços. Além disso, ao beber socialmente, você pode acabar engolindo ar, comendo ou bebendo rápido demais, o que, novamente, faz o estômago ficar distendido.
“O álcool também irrita o sistema digestivo, incluindo o esôfago, o que também pode desencadear soluços e aumentar a produção de ácido, o que pode levar ao refluxo ácido. O refluxo ácido também pode causar – você adivinhou – soluços”, explica o Healthline.
Como parar de soluçar?
Confira as dicas do site Healthline:
- Estimule a parte de trás da garganta engolindo uma colher de açúcar;
- Beba ou gargareje com água gelada;
- Prenda a respiração por alguns segundos para interromper seu ciclo respiratório;
- Experimente a manobra de Valsalva e tente expirar com a boca fechada enquanto aperta o nariz;
- Esfregue a nuca;
- Respire em um saco de papel;
- Puxe os joelhos até o peito e incline-se para a frente;
- Incline-se para a frente para pressionar o diafragma;
- Morda um pedaço de limão.




