Você fez o arroz na segunda-feira, almoçou, mas ainda sobrou… você coloca na geladeira e come de novo no outro dia, não é mesmo? Mas cuidado: apesar de comum, o hábito pode trazer perigos para a sua saúde.
Consultado pelo GLOBO, a especialista em segurança alimentar Cristina Lora afirmou que “segurança alimentar é uma roleta russa” e que você pode comer o mesmo alimento por anos sem problemas e, de forma repentina, sofrer uma intoxicação alimentar. É necessário ter ainda mais cuidado em grupos mais vulneráveis, como gestantes, lactentes, crianças pequenas e pessoas imunodeprimidas.
De acordo com a especialista, no caso de arroz, o ideal é consumir, no máximo, 24 horas após o cozimento. A melhor forma de conservar o alimento é congelando, mas muitas pessoas se incomodam porque isso altera a textura e o sabor.
Outro cuidado importante é na hora de guardar o arroz na geladeira. Na preguiça de lavar as vasilhas (a redatora te entende 100%), muita gente só coloca as panelas na geladeira, mas isso não deixa os alimentos resfriarem de forma uniforme, favorecendo a proliferação de microorganismos.
O principal risco de contaminação do arroz
A bactéria Bacillus cereus é o principal risco de contaminação do alimento. De acordo com um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em dias de muito calor (acima dos 34ºC), a bactéria já ultrapassa níveis perigosos no alimento deixado em temperatura ambiente. “Por isso, mais importante do que o tempo que o arroz permanece na geladeira é o tempo que ele fica em temperatura ambiente depois de preparado”, destaca matéria do GLOBO.