Você se sente um ícone fitness quando trocar o refrigerante por um suco de caixinha na sua compra do mercado? Cuidado porque você não estar fazendo tanta vantagem assim… Entenda quais danos os sucos de caixinha podem causar e descubra como escolher a melhor opção na hora da sua compra.
O suco de caixinha é tão ruim quanto o refrigerante?
Consultada pelo Metrópoles, a nutróloga Marcella Garcez explica que, no geral, o suco de caixinha é uma opção “mais saudável” em comparação com os refrigerantes, porque contém vitaminas naturais provenientes das frutas. O suco de caixinha é uma mistura de fruta, água e açúcar – e outras coisinhas a mais típicas de qualquer industrializado.
São essas coisinhas a mais que fazem com o que o suco de caixinha também não seja uma opção tão saudável assim. Eles contam com açúcar, corantes, aromatizantes e conservantes artificiais. Em excesso, esses compostos podem causar alergia, aumento de peso, alteração da taxa de açúcar do sangue e, em casos mais extremos, até diabetes e sobrecarga do fígado e do pâncreas.
Na correria do dia a dia, de vez em quando, um suco de caixinha não vai te matar. Mas, se tiver tempo, dê preferência aos sucos naturais. Além de menos aditivos, eles também aproveitam melhor os nutrientes da fruta.
Como escolher um suco de caixinha mais “saudável”
A dica do site VivaBem é levar em conta a regra do “menos é mais”. Quanto menos ingredientes, melhor, e, quanto mais ingredientes com nomes estranhos, pior a qualidade nutricional da bebida. Dê preferência a bebidas sem adição de açúcar ou os integrais. Também confira no rótulo se ele contém 100% de suco, sem adição de açúcares, conservantes ou outro ingrediente.




