Uma parceria firmada pelo Governo Federal vai permitir a produção nacional da insulina glargina, utilizada no tratamento do diabetes tipo 1 e 2. A parceria foi feita entre o Ministério da Saúde e a biofarmacêutica chinesa Gan & Lee Pharmaceuticals. De acordo com a Agência Brasil, a parceria assinada pelo ministro Alexandre Padilha tem a previsão inicial de produzir 20 milhões de frascos que seriam destinados ao SUS (Sistema Único de Saúde).
“Há um grande empenho dos governos do Brasil e da China para que essa parceria estratégica entre a Fiocruz, a Biomm e a Gan & Lee seja produtiva, capaz de gerar conhecimento conjunto e garantir mais medicamentos ao povo brasileiro”, declarou o ministro da pasta.
O CEO da empresa chinesa, Wei Chen, que foi convidado a visitar o Brasil ainda este ano, declarou que acredita que o projeto será um “modelo de colaboração internacional”.
Governo firma parceria com empresa chinesa para fabricar remédio para diabetes
De acordo com o Ministério da Saúde, os objetivos da parceria entre o governo e essa empresa chinesa são:
- Redução da dependência da insulina importada com o aumento da produção nacional dos insumos;
- Fortalecimento da cadeia nacional de insumos estratégicos, com efeitos multiplicadores em fornecedores, logística, insumos químicos e biotecnologia;
- Possível economia para o SUS, com a redução com custos logísticos e de importação;
- Relevância política e simbólica, com a busca do governo brasileiro pela autossuficiência no setor da saúde.
“A insulina glargina já é utilizada na China há mais de 20 anos e essa cooperação abre novas possibilidades de desenvolvimento tecnológico e de estudos clínicos”, destaca divulgação do governo.