Imagine que você está preparando um dia para ir à praia. Você junta sua bolsa de coisinhas (não esqueça o protetor solar) e se prepara para ficar na areia e tomar aquele banho de mar. Mas, quando você chega lá, descobre que a praia parece ter aumentado da noite para o dia, com o mar tendo recuado muito para trás.
Pois isso que aconteceu com quem foi nas praias da cidade paulistana de Praia Grande na manhã do dia 21 de agosto. O acontecido ganhou repercussão nas redes sociais, gerando curiosidade e preocupação.
Por que o mar de Praia Grande recuou tanto?
Antes de tudo, vamos lembrar que, como você provavelmente já sabe, o mar já tem um movimento natural de avanço e recuo ao longo do dia com as marés. O que aconteceu em Praia Grande foi apenas uma maré baixa, um fenômeno natural.
Consultada pelo Diário do Litoral, a oceanógrafa Regina Souza, do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), explicou que essa maré baixa nem foi a mais baixa do ano. “Em junho, por exemplo, ocorreram duas marés ainda mais negativas do que a de hoje”, afirma Souza.
O que acontece é um alinhamento especial entre Terra, Lua e Sol, que costuma acontecer em fases de lua cheia ou nova, fenômeno chamado de sizígia. Com a força da gravidade, as marés acabam ficando mais baixas (ou altas), provocando alterações mais significantes do que o normal no nível do mar. Mas calma: novamente, não tem nada de perigoso nisso. O mar baixou, mas voltou normal.




