O preço do combustível deve aumentar nos próximos meses. Recentemente, o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) divulgou os novos valores do PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final) de alguns combustíveis para todo o país. Os novos preços entram em vigor a partir do dia 1º de setembro e servem como base para o cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), os impostos estaduais sobre os combustíveis.
Os combustíveis que tiveram mudança de preço são:
- QAV (querosene de aviação);
- AEHC (álcool etílico hidratado combustível);
- GNV (gás natural veicular);
- GNI (gás natural industrial);
- óleo combustível.
Confira os novos preços de combustível por estado:

Preço da gasolina caiu em agosto
Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) teve deflação (queda) de 0,14% em agosto. É a primeira vez que o índice registra uma queda desde julho de 2023 (queda de 0,07%). O IPCA é composto por novo grupos de produtos e serviços.
A gasolina foi uma das responsáveis pela queda do IPCA. De acordo com o Jornal de Brasília, o combustível teve uma redução de preço de 1,14%. O grupo alimentação de bebidas também teve queda de 0,53%, a terceira deflação consecutiva e a maior até agora.
Mas o principal responsável pela queda do IPCA foi a conta de luz, graças ao desconto do bônus de Itaipu nas faturas, que resultou em uma queda significativa de preço de 4,93%. Sem isso, o IPCA-15 teria subido 0,26% em agosto, segundo o cálculo da economista Claudia Moreno, do C6 Bank.