O mês de fevereiro está acabando e a primeira semana de março será movimentada com os quatro primeiros dias serem voltados para o Carnaval. Os dias de folia começam na sexta-feira à noite no dia 28 de fevereiro e dura até 5 de março, na Quarta-Feira de Cinzas. Por causa disso, a população precisa se atentar sobre quais serviços estarão funcionando e as instituições bancárias fazem parte da lista dos estabelecimentos que não vão funcionar de forma presencial.
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os bancos não prestarão serviço entre os dias 1 a 4 de março, lembrando que voltam às atividades a partir das 12h (meio-dia) no dia 5 (quarta-feira). Além disso, é preciso se atentar sobre agendamento de pagamentos e débito de boletos.
O que não funciona na rede bancária durante o Carnaval?
Os pagamentos de boleto, mesmo que vençam nos dias sem expediente, devem ser pagos até dia útil (05/03) sem juros. O TED só funciona durante os dias úteis, assim como depósito por cheque. A Central de Atendimento funciona em horário reduzido, visando bancos presenciais.
Estará funcionando normalmente as funções de PIX, transparência de contas, recarga de celular, cartão de débito ou crédito e caixas eletrônicos para saque.
Outros estabelecimentos fechados no Carnaval
Além das redes bancárias, outros serviços também estarão fechados, como no caso do INSS e Correios. As lotéricas são autônomas e quem decide se vão funcionar ou não são os responsáveis pelo estabelecimento. Por outro lado, bares e restaurantes devem abrir em alguns momentos, visando atrair o público que está de folga, assim como supermercados.