O inverno terminou, a primavera chegou, mas muita gente ainda não sabe bem o que esperar do clima no mês de outubro. O frio foi embora mesmo? Já podemos marcar muitas idas para a praia? A resposta é: mais ou menos. De acordo com o MetSul, esse mês vai trazer uma “gangorra do clima”, registrando de tempestades a ondas de calor pelo país.
Outubro traz calor e chuva para boa parte do país
Com o inverno, estação tipicamente mais seca em grande parte do país, a umidade volta gradualmente. Nas regiões Sudeste e Centro-Sul, os temporais vão começar a ser mais intensos e frequentes, inclusive com risco de granizo e rajadas de vento. Ao mesmo tempo, as temperaturas devem ficar acima ou muito acima da média, principalmente nas seguintes regiões:
- Mato Grosso do Sul;
- Goiás;
- interior de São Paulo;
- Norte do Paraná;
- Triângulo Mineiro.
No Sul do Brasil, mesmo com as temperaturas aumentando, outubro pode registrar algumas madrugadas geladas, com mínimas perto ou abaixo dos 10ºC, como repercute a CNN Brasil. Como explica o texto, nessa região, outubro é um dos meses mais propensos a tempestades, por causa do encontro de massas de ar frio e quente. Inclusive, a região deve registrar um volume de chuvas perto ou acima da média para o mês.
Os maiores acumulados devem na metade norte do Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina. Na capital Porto Alegre, por exemplo, o mês de outubro tem uma precipitação média histórica de 153,2 mm, uma das médias mensais de chuvas mais altas da cidade.