Como se a rivalidade entre o Brasil e a Argentina já não fosse grande o suficiente, o presidente do nosso vizinho, Javier Milei, decidiu colocar um pouco mais de lenha na fogueira. O político decidiu publicar nas redes sociais uma imagem do continente sul-americano associando países celebrados pela direita e pela esquerda, exaltando o seu próprio governo, alinhado ao primeiro campo ideológico.
Presidente de Argentina causa polêmica com imagem nas redes sociais
A polêmica foi porque o presidente argentino decidiu associar os governos de direita a uma imagem futurista e quase paradisíaca, enquanto os governos mais alinhados à esquerda, como o Brasil, ficaram representados por comunidades. Como você já pode imaginar, a imagem recebeu críticas pela representação do Brasil sendo associada a favelas e à desorganização urbana.
A imagem viralizou nas redes sociais, mais especificamente em perfis alinhados ao governo argentino, e Milei republicou o desenho nos stories do seu Instagram (não, a imagem não foi feita pela equipe do presidente argentino), com uma legenda comemorando o que aponta como um “avanço da direita pelo continente”.
A ilustração foi repostada em comemoração à vitória de José Antonio Kast na eleição presidencial do Chile.
- Esquerda: Brasil, Colômbia, Guiana, Suriname, Uruguai e Venezuela;
- Direita: Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru.

E nem foi a única imagem do tipo repostada por Milei. O político também compartilhou uma imagem dividindo o continente em cores, com vermelho identificando governos alinhados à esquerda e azul, alinhados à direita. Ele repostou a imagem com a frase “a esquerda retrocede e a liberdade avança“.





