Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Presidente de direita assume a Bolívia e manda recado ao Brasil

Por Pedro Silvini
21/10/2025
Em Geral
0
Rodrigo Paz

(Reprodução/Getty Images)

A Bolívia inicia um novo ciclo político após quase duas décadas de domínio da esquerda. O senador Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão (PDC), venceu as eleições presidenciais no domingo (19) com 54,5% dos votos, encerrando o longo período de hegemonia do Movimento ao Socialismo (MAS), de Evo Morales. O novo presidente assume o cargo em 8 de novembro, prometendo implantar o que chamou de “capitalismo para todos” e eliminar o chamado “Estado tranca”, um sistema de burocracia que, segundo ele, trava o desenvolvimento econômico do país.

Apesar de sua posição conservadora, Paz destacou em seu primeiro pronunciamento que pretende manter relações próximas com o Brasil e trabalhar em parceria com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. “Os Estados Unidos e o Brasil serão cruciais na nossa relação, nossos países irmãos, nossos vizinhos. A partir daí, nesse eixo continental, olharemos para a Europa e outros espaços geopolíticos”, declarou durante a campanha.

O presidente eleito afirmou que já iniciou conversas com os governos do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai para garantir o fornecimento de combustíveis, um dos principais problemas enfrentados atualmente pela população boliviana. “Vamos cumprir o compromisso de assegurar hidrocarbonetos a partir de 8 de novembro”, disse Paz.

Lula parabeniza e reforça parceria

O presidente Lula foi um dos primeiros líderes regionais a se pronunciar sobre o resultado das eleições. Em publicação nas redes sociais, ele informou ter enviado uma carta de felicitações ao novo chefe de Estado. “Reitero a prioridade do governo brasileiro no relacionamento com a Bolívia, com a qual compartilhamos extensa fronteira e uma relação de amizade e respeito”, escreveu.

Lula também destacou que a Bolívia é parceira fundamental na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária, e ressaltou o “clima de tranquilidade e harmonia” durante o pleito, como sinal de amadurecimento democrático.

A vitória de Rodrigo Paz marca o fim de 20 anos de domínio da esquerda boliviana, iniciada em 2006 com Evo Morales e continuada por governos alinhados ao MAS. O novo presidente, filho do ex-mandatário Jaime Paz Zamora (1989–1993), representa uma mudança de rumo político, mas promete uma transição sem rupturas bruscas.

Em seu discurso de vitória, ele resumiu sua visão de país nas palavras “Deus, família e pátria”, destacando o desejo de promover estabilidade e crescimento econômico. “A Bolívia respira ventos de mudança e renovação para seguir adiante”, afirmou.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Suco

Além do metanol, composto proibido está sendo vendido em sucos de laranja

Confira!

gilberto braga vale tudo

Globo tem novela inédita de autor de Vale Tudo trancada na gaveta

21/10/2025
petrobras

Nova descoberta da Petrobras pode igualar o pré-sal

21/10/2025
iphone

Esqueça o Google Tradutor: novo recurso do iPhone realizará traduções muito mais rápidas

21/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix