Infelizmente, toda vez que temos algum avanço tecnológico ou de infraestrutura, muitas pessoas ignoram os impactos ambientais. O Túnel Santos-Guarujá, primeiro túnel submerso da América Latina, prevê o desmatamento de mais de 100 mil metros quadrados de Mata Atlântica. A área devastada corresponde a cerca de dez campos de futebol.
A previsão é do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) a pedido do Governo do Estado de São Paulo.
Segundo o Diário do Litoral, dessa área de mata devastada, 44 mil metros quadrados são de mangues, que devem ser desmatados e aterrados para a construção. Dessa área, 3,6 m² ficam na Área de Proteção Ambiental da Serra de Santo Amaro.
Além da devastação da floresta, o relatório prevê outros impactos da construção do túnel. Com a construção, as tartarugas-verdes ficarão temporariamente privadas do acesso a algas. O estudo também prevê um risco maior de colisão de golfinhos, boto e baleiras com embarcações devido ao aumento da turbidez da água no Estuário durante as obras.
Para fazer a obra, precisarão ser removidos sedimentos do assoalho marinho. De acordo com técnicos da FIPE, essa remoção deve colocar em suspensão metais pesados despejados pelas indústrias de Cubatão durante décadas no Estuário.
“Também é esperado que essa dragagem colocar em suspensão ainda mais sedimentos orgânicos provenientes de esgoto in natura despejado no chamado mar de dentro, o que poderá impactar a balneabilidade das praias de Santos”, afirma o Diário do Litoral.
Saiba mais sobre o Túnel Santos-Guarujá
O túnel irá ligar as cidades paulistas de Santos e Guarujá, um trajeto com cerca de 870 metros. Atualmente, quem se desloca ente as duas cidades precisa passar por 40 km de rodovia ou por balsas. O projeto ainda não tem data para começar as obras, já que ainda existe uma série de trâmites burocráticos a serem resolvidos.
