Em 2025, a maioria dos feriados nacionais do segundo semestre caíram no fim de semana (para a tristeza de trabalhadores e estudantes). Isso inclui o feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, que cai neste sábado.
Bancos, agências dos Correios e outras repartições públicas não funcionam no feriado – mas esses estabelecimentos normalmente já não abrem aos sábados de qualquer forma. Serviços essenciais, como farmácias, hospitais e transporte público, funcionam, mas com esquemas e horários especiais.
Comércios podem abrir no feriado ou não, mas isso varia de estabelecimento para estabelecimento, então é preciso consultar individualmente. Normalmente, os que funcionam, operam com horário reduzido. Vale destacar que os trabalhadores que trabalham no feriado têm direito a pagamento em dobro ou a uma compensação com folga em outro dia. Segundo o Brasil de Fato, a forma de compensação é definida em acordo entre empregador e sindicato.
Para quem precisar abastecer o carro, os postos de combustíveis são obrigados a atender o público em feriados e dias úteis, de acordo com determinações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre as 6h e as 20h.
Confira todos os feriados de 2026
- 1º de janeiro (quinta) – Confraternização Universal;
- 18 de abril (sexta) – Sexta-feira Santa;
- 21 de abril (terça) – Tiradentes;
- 1º de maio (sexta) – Dia do Trabalho;
- 7 de setembro (segunda) – Independência do Brasil;
- 12 de outubro (segunda) – Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (segunda) – Finados;
- 15 de novembro (domingo) – Proclamação da República;
- 20 de novembro (sexta) – Dia da Consciência Negra;
- 25 de dezembro (sexta) – Natal.




