Falecida em 1996, Baba Vanga, uma das videntes mais conhecidas do mundo, fez uma previsão de que o ano de 2025 marcaria o “começo do fim do mundo”. Uma de suas previsões era de que este ano marcaria o início de uma guerra devastadora na Europa, que resultaria na morte de grande parte da população do continente.
De fato, temos um conflito acontecendo na Europa: Rússia vs. Ucrânia, mas ele já vem acontecendo desde 2021 e, apesar de ter sim deixado um número considerável de mortes, está longe de ser uma “devastação” pelo continente europeu. Outra previsão de vidente é que o ano de 2025 seria marcado por catástrofes naturais, como a erupção de vulcões adormecidos, inundações maciças e um terremoto na costa oeste dos Estados Unidos (mas catástrofes naturais acontecem todo ano e o mundo ainda não acabou, então acredite no que quiser).
Como o Euronews aponta, as previsões de Baba Vanga não convencem muito os mais céticos por serem vagas e amplas demais para serem refutadas ou comprovadas.
Quem foi Baba Vanga?
A vidente búlgara de origem pobre começou a ganhar fama mundial quando suas supostas “premonições” se tornaram verdadeiras. Em 1989, ela declarou: “Horror, horror. Os irmãos americanos vão cair após um ataque com aves de aço. Sangue inocente será derramado”. Anos depois, a fala foi vista como uma previsão dos ataques do 11 de setembro.
Seguidores da vidente também afirmam que ela previu a morte da princesa Diana, em 1997, e a sua própria morte, em 1996, aos 84 anos, mas não existem registros que comprovem isso.