Para a tristeza dos donos de autoescolas pelo Brasil afora (e a alegria de quem quer tirar a tão sonhada carteira), o Ministério dos Transportes está propondo algumas mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma delas é que as aulas de direção não precisam ser feitas em uma autoescola, mas podem ser realizadas por instrutores autônomos de trânsito.
De acordo com a pasta, essa medida amplia oportunidades de emprego para profissionais da área e ainda dá mais opções para o candidato que quer aprender a dirigir.
Confira os critérios para você ser instrutor de trânsito autônomo:
- Ter, no mínimo, 21 anos de idade;
- Ter habilitação legal para conduzir o veículo há pelo menos dois anos;
- Não ter cometido nenhuma infração de trânsito gravíssima nos últimos 60 dias;
- Ter certificado de curso específico realizado pelo órgão executivo de trânsito;
- Não ter penalidade de cassação da CNH.
O instrutor precisa realizar um curso de formação específico para obter a Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo, disponibilizada gratuitamente no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Depois disso, ele precisa de autorização do Detran do seu estado para poder continuar exercendo a atividade.
Projeto que acaba com a necessidade de autoescolas já está valendo?
“O projeto que busca democratizar e baratear o processo para obtenção da CNH está em consulta pública até o dia 2 de novembro”, explica o Ministério dos Transportes. “Toda a população está convidada a participar, enviando sugestões pela plataforma Participa + Brasil. Até o momento a proposta já recebeu mais de 20 mil contribuições.”