Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Professores passam a ser avaliados por alunos e podem ser demitidos no Brasil

Por Alan da Silva
27/06/2025
Em Geral
0
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Desde 26 de maio de 2025, professores da rede estadual paulista, efetivos e não efetivos, das escolas de tempo parcial passarão a ser avaliados por estudantes e membros da gestão escolar. A medida amplia um processo que já acontece nas unidades de ensino integral e agora será estendido a todas as escolas da rede.

A iniciativa, segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), tem como objetivo oferecer mais uma ferramenta de gestão às escolas e, assim, qualificar aspectos importantes das rotinas educativas, tais como metodologia, gestão da sala de aula, comunicação e liderança. Além dos docentes, também serão avaliados diretores, vice-diretores e responsáveis pela gestão pedagógica.

O sistema de avaliação será semestral. No primeiro semestre, será aplicada uma avaliação diagnóstica, com foco na identificação de pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Já no segundo semestre, será feita a avaliação final de desempenho, que servirá como critério para a permanência dos profissionais em seus cargos.

Entre os critérios avaliados, os professores serão analisados com base na dinâmica de sala de aula e nas metodologias aplicadas. Para o trio gestor, serão considerados aspectos como comunicação, apoio aos docentes e engajamento.

Já os diretores serão avaliados pela liderança, compromisso com a aprendizagem e os indicadores de desempenho dos estudantes.

A proposta prevê a aplicação de um questionário padronizado, elaborado pela Seduc, que será utilizado pelas escolas para colher as percepções dos diferentes grupos. Os alunos irão opinar sobre o desempenho dos professores e da equipe gestora.

Os professores, por sua vez, avaliarão a gestão, enquanto esta também irá avaliar tanto os docentes quanto os diretores.

Indicadores e resultados

Os dados coletados serão compilados em um “painel de resultados”. Nele, além das avaliações feitas por alunos e gestores, serão incluídos outros indicadores, como a taxa de presença do professor, o preenchimento do diário de classe, o cumprimento de metas relacionadas ao bônus em 2024, a participação no Programa Multiplica e a categoria funcional do docente.

Com base nesses dados, será aplicado um sistema de sinalização com as cores verde, amarela e vermelha — o chamado “farol” — para orientar a elaboração do relatório final de desempenho. A orientação da Seduc é que os diretores realizem reuniões individuais com os professores para repassar os resultados. 

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post

Município brasileiro é eleito o PIOR do MUNDO para visitar

Confira!

Thylane Blondeau tinha 5 anos quando foi eleita a menina mais bonita do mundo (Reprodução/Instagram)

Em 2006, ela foi eleita a criança mais bonita do mundo; veja como está hoje

12/10/2025
chevrolet

4 carros lendários da Chevrolet vão voltar a ser vendidos ainda em 2025

12/10/2025
Satélite 6G

NASA emite comunicado: fenômeno de 1958 pode voltar e deixar o mundo inteiro sem comunicação

12/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix