Até poucos anos atrás, trabalhar em um banco era garantia de uma profissão estável e bem remunerada por um bom tempo, proporcionando tranquilidade para muita gente. Mas as coisas mudaram muito nos últimos anos. Um exemplo prático é a recente demissão de mais de mil funcionários da rede Itaú.
Por que essa profissão está desaparecendo?
Talvez você já imagine a resposta, mas por que funcionários de bancos estão se tornando cada vez menos necessários? É bem simples: aplicativos, caixas eletrônicos avançados e serviços online vêm assumindo tarefas que antes obrigavam muita gente a ir a uma agência do banco. Com esses sistemas automatizados sendo mais usados, a necessidade de trabalhadores presenciais diminuiu e simplesmente não vale mais a pena para os bancos mantê-los.
Se antes você precisava ir ao banco para abrir uma conta ou realizar uma operação de crédito, agora você pode resolver tudo em poucos minutos usando os aplicativos ou em caixas eletrônicos – que estão presentes não apenas em bancos, mas supermercados, farmácias, etc.
É claro que a profissão de atendente de banco não vai sumir do dia para a noite. Você provavelmente conhece pelo menos uma pessoa que vai à agência do banco resolver tudo, seja por não ter familiaridade com meios digitais ou por preferência mesmo. Mas estatísticas de sindicatos e consultorias de emprego indicam que, sim, contratações desse tipo de funcionário caem ano após ano. Segundo especialistas em recursos humanos, esse é um processo irreversível. Ao mesmo tempo, o atendimento digital só cresce.
Mas ainda assim, especialistas indicam que continua existindo espaço para profissionais em áreas de consultoria, investimentos e atendimento especializado, afirma o Portal 6.