Desde a morte do Papa Francisco na semana passada, os olhos do mundo estão voltados para o Vaticano, onde os cardeais votantes se preparam para escolher o próximo líder da Igreja Católica. E o conclave nem mesmo começou, mas já tem rendido polêmicas. A mais recente inclui um dos preferidos na “corrida papal”: o cardeal filipino Luis Antonio Tagle. Recentemente, começou a circular nas redes sociais uma gravação de 2019 do religioso cantando a música “Imagine”, de John Lennon.
Lançada em 1971, a música é um hino pacifista, mas fez polêmica entre religiosos com trechos como:
Imagine there’s no heaven It’s easy if you try No hell below us Above us only sky
Imagine que não exista paraíso É fácil se você tentar Nenhum inferno sob nós Acima de nós apenas o céu
Imagine there’s no countries It isn’t hard to do Nothing to kill or die for And no religion too
Imagine que não há países Não é difícil Nenhum motivo para matar ou morrer E nenhuma religião também
Porém, segundo o jornal italiano La Stampa, fontes próximas ao cardeal afirmaram que a versão cantada por ele não contavam com as críticas à religião da música de Lennon. De acordo com a imprensa italiana, conforme repercutido pela Veja, o vídeo ter se espalhado a poucos dias do conclave preocupou Tagle. O ressurgimento do vídeo pode ser um sinal que os opositores do cardeal começaram uma campanha de difamação.
Quem é Luis Antonio Tagle, cardeal na disputa para ser o próximo papa?
Segundo o GLOBO, o cardeal filipino de 67 anos já foi considerado um dos queridinhos do Papa Francisco e é visto como um nome que daria continuidade às reformas progressistas iniciadas por Francisco. “Conhecido por seu compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a defesa dos direitos humanos, o filipino foi presidente da Caritas Internacional, organização humanitária da Igreja Católica”, afirma a publicação.
Se ele for escolhido, será o primeiro Papa asiático da história.