Atire a primeira pedra quem nunca confiou em alguém, apenas para descobrir depois que essa pessoa espalhava seus segredos ou falava mal de você constantemente pelas suas costas. A “falsidade” é quase um pré-requisito de todas as relações humanas, mas será que você consegue detectá-la rapidamente?
Inclusive, estamos falando de falsidade, mas vale destacar que ela nem sempre surge como algo intencional por parte da pessoa. Muitas vezes, ela é um mecanismo de defesa ou uma estratégia desesperada para conseguir aceitação social.
De acordo com o NewsWeek, alguns truques da psicologia prometem te ajudar a identificar uma pessoa falsa em apenas três minutos. Entenda melhor como.
Como identificar falsidade em três minutos
Antes de tudo, não estamos falando de uma ciência exata. Os truques de que vamos falar partem de observação atenta a detalhes como voz, linguagem corporal e gestos, então identificar pessoas falsas não é tão simples assim.
Alguns indícios comuns de que uma pessoa está mentindo ou dissimulando de alguma forma são expressões faciais, postura defensiva e falta de contato facial. Por exemplo: se alguém diz que está feliz, sua postura corporal provavelmente vai refletir isso. Se ela diz isso de braços cruzados e sem olhar diretamente, já é um sinal que ela está escondendo algo sobre seu verdadeiro estado emocional.
Logo nos três primeiros minutos de interação, foque nesses três aspectos:
- Existe uma coerência entre o que essa pessoa está dizendo e o seu gestual?
- A pessoa teve algumas alterações abruptas no tom de voz?
- Ela está apresentando sinais de desconforto, como movimentos repetitivos ou mãos escondidas?