Como você se desculpa? A resposta óbvia é dizendo “desculpa”, mas muita gente acaba usando a palavra de forma automatizada. Alguém esbarra com você na rua e você que pede desculpa. Ou você sai da casa de um conhecido com o clássico “desculpa por qualquer coisa”. Com esse uso social da palavra tão normalizado, um pedido de desculpas realmente autêntico pode pedir o uso de outras palavras.
Em seu livro Sobre o Pedido de Desculpas, Aaron Lazare escreve que o que torna um pedido de desculpas eficiente é a troca entre quem ofende e quem é ofendido. É preciso um “processo de negociação” para que as duas partes fiquem emocionalmente satisfeitas com a resolução do conflito.
Em algumas situações, uma boa opção no lugar de “desculpe” é “obrigado”. Chegou atrasado em uma reunião, por exemplo? Ao invés de se desculpar, você pode agradecer aos presentes pela paciência. De acordo com o Purepeople, essa palavra, que expressa gratidão e positividade, tira o foco do seu erro e da sua culpa para reconhecer o esforço daquela outra pessoa. Isso ajuda a fazer a pessoa se sentir mais valorizada e reconhecida, fortalecendo o relacionamento emocional.
Segundo o site, pessoas que expressam gratidão normalmente geram um maior senso de conexão com outras pessoas do que pessoas que apenas se desculpam.
Chega de pedir desculpa
Shadé Zahrai, cientista comportamental formada em Harvard, explica que pedir desculpas em excesso transmite uma “falta de convicção nas suas opiniões, o que pode levar os outros a questionarem sua credibilidade e fazer você parecer fraco e inseguro”.




