Muitas vezes, uma pessoa não vai dizer que está infeliz ou deprimida. Mas isso não quer dizer que você não possa perceber isso através de outras coisas que ela diz. O site Minha Vida aponta algumas frases que pessoas nesse estado mental costumam repetir com uma frequência preocupante.
Antes, vamos destacar: obviamente, uma pessoa que não está infeliz pode acabar usando uma delas de vez em quando. O problema é a repetição e a frequência com que essas frases são ditas, já que elas revelam muito sobre o padrão de pensamento da pessoa.
1. “Nada nunca dá certo para mim”
Obviamente, as coisas dão errado de vez em quando. Todo mundo já levou um pé na bunda, um “não” naquela entrevista de emprego, etc, mas, quando a pessoa acredita que nada, absolutamente nada, dá certo na sua vida, obviamente ela não está sendo realista. Esse jeito de pensar reflete um viés cognitivo chamado personalização, combinado ao viés de confirmação. O primeiro afeta a nossa percepção da realidade e o segundo faz com que a mente foque apenas no que está dando errado.
2. “É tarde demais para mim”
Esse é mais um exemplo de frase que reflete um estado mental sem esperança, que pode sim ser sinal de que a pessoa está infeliz com a sua vida. Além disso, de acordo com o Minha Vida, estudos apontam que pensamentos negativos constantes podem aumentar o risco de problemas de saúde mental e elevam os níveis de cortisol, o “hormônio do estresse”, no seu organismo.
3. “Eu não me importo mais”
Tão preocupante quando a negatividade em relação à vida, é o sentimento de apatia. Dependendo do contexto em que for usada, essa frase pode refletir que a pessoa se tornou apática perante ao que está acontecendo na sua vida, um sinal preocupante de depressão, inclusive de depressão clínica.
4. “Eu não mereço coisas boas”
Esse tipo de frase é um sinal de baixa autoestima e de falta de autocompaixão. A psicóloga Kristin D. Neff explica que a autocompaixão está diretamente ligada à capacidade de resiliência diante de problemas como ansiedade, vergonha e depressão. Ou seja: a falta dela é algo preocupante.




