A Europa não está com a vida fácil. Ela tem Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, de um lado, ameaçando “tomar” a Groenlândia na marra. Do outro, ela tem Vladimir Putin, o presidente da Rússia, que já afirmou que o país “está pronto” para uma guerra contra a Europa.
No início de dezembro do ano passado, o presidente russo recusou pontos propostos pela Ucrânia e por líderes europeus no plano de paz do governo Trump. A guerra entre Rússia e Ucrânia já está acontecendo desde 2022. Putin acusou a Europa de “não querer paz” e declarou que, se os vizinhos quiserem guerra, a Rússia está pronta para responder à altura.
“Não temos a intenção de fazer guerra contra a Europa, mas, se a Europa quiser e começar, estamos prontos desde já”, afirmou Putin, de acordo com a agência de notícias Reuters.
Putin afirma que relação da Rússia com a Europa “deixa muito a desejar”
De acordo com o Observador, na semana passada, durante uma cerimônia com embaixadores europeus no Kremlin, Putin afirmou que o diálogo e o contato entre a Rússia e países europeus foram reduzidos ao mínimo, mas que isso não seria culpa da Rússia. Sobre a guerra contra a Ucrânia, o presidente russo afirmou que eles desejam uma “paz duradoura e sólida”, mas que a Ucrânia e seus aliados não estariam preparados.
Para encerrar a guerra, entre outros termos, Putin exige o reconhecimento internacional da anexação de territórios ucranianos que foram invadidos e ocupados pelo país. Segundo Putin, a Rússia vai continuar a “perseguir seus objetivos”.




