Considerando o drama que muitas pessoas fazem quando chegam aos 30 anos (algo que a redatora também vai fazer) e o consenso de que não é “educado” perguntar a idade de uma mulher mais velha, para nós, parece justo dizer que envelhecer é um dos principais medos de boa parte da população. Mas o que exatamente causa tanto temor?
A empresa Vhita, especializada em saúde e longevidade, encomendou um estudo para descobrir os cinco principais medos do brasileiro quando o assunto é envelhecer. A pesquisa contou com 500 entrevistados maiores de idade, vindos de todas as regiões do país. Eles receberam cinco perguntas, ligadas aos seus temos na hora de envelhecer e sobre quais hábitos eles adotam para se manterem de forma mais saudável.
Os principais medos dos brasileiros na hora de envelhecer
O principal medo que surgiu no estudo, mencionado por 71% dos entrevistados, é das limitações físicas e das dores no corpo que muitas pessoas mais velhas experienciam na terceira idade. Pensando justamente nisso, 55% dos entrevistados adotaram práticas de autocuidado, como uma boa alimentação e rotina de exercícios, para envelhecer de forma saudável.
66% responderam que um medo é a perda do foco, memória ou clareza mental, mais um processo comum no envelhecimento, mas que pode ser combatido através de várias estratégias. Já falamos de uma por aqui.
Completando o top cinco de medos, temos:
- 58% – Perda de autonomia no dia a dia;
- 48% – Dependência de outras pessoas;
- 35% – Dificuldade de manter hábitos saudáveis.
Apesar dos medos, 44% dos entrevistados revelaram que têm feito um esforço para mudar suas visões negativas sobre o envelhecimento ao longo.