Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto regulamentando a TV 3.0, nova tecnologia que promete modernizar a televisão e o entretenimento de milhões de brasileiros. De acordo com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a nova tecnologia vai oferecer imagens de 4k e 8k, além de som imersivo e “completa interatividade”.
A grande novidade dessa “terceira geração” da televisão é a conexão com a internet, que oferece uma nova experiência para os usuários. Ao invés dos canais tradicionais, a TV 3.0 vai contar com aplicativos nos aparelhos. E sim, é bem parecido com as Smart TVs que dominam o mercado. Com isso, além do que já é transmitido ao vivo, os televisores também vão oferecer conteúdos adicionais sob demanda, como jogos e séries.
“Uma TV que combina o amplo alcance da radiodifusão com as possibilidades da internet, oferecendo a todas as pessoas novas formas de assistir, participar e se informar. A televisão vai continuar como o brasileiro já conhece: aberta e gratuita”, explicou o ministro da pasta.
Apesar da internet, a TV aberta ainda é muito consumida no dia a dia das casas dos brasileiros. Segundo dados do Cross Platform View™, da Kantar IBOPE Media, a TV aberta foi responsável por 70% do consumo de vídeo no país ao longo do um mês. O YouTube aparece em segundo, com 12,5%, a TV por assinatura com 9% e os serviços de streaming com 7,7%.
Toda televisão vai ter a TV 3.0?
A transição será feita de forma gradual e o mercado ainda vai desenvolver televisores adaptados a essa nova tecnologia. Os aparelhos atuais precisariam de conversores para poderem receber a novidade.