Se você vinha usando “céu encoberto” e “céu nublado” como sinônimos até hoje, sinto te dizer que os dois termos não querem dizer a mesma coisa em termos meteorológicos. “Mas qual exatamente a diferença?”, você talvez esteja se perguntando. Continue lendo que a gente já te explica.
Céu encoberto x céu nublado
De acordo com explicação do site Weather Aware, especializado em meteorologia, o céu encoberto é quando ele conta com uma cobertura densa, completa ou quase de nuvens. Sabe quando o tempo “fecha” tanto que até a luz do sol fica um pouco coberta, deixando o dia escuro? É desse tipo de tempo que estamos falando quando usamos o termo encoberto.
Precisa ter uma camada sólida (ou quase sólida) de nuvens cinzentas cobrindo o céu. Nesse tipo de dia, você normalmente nem consegue identificar muito bem as nuvens individualmente. Elas parecem se unir para cobrir o céu e fazer parecer que o dia virou noite.
Agora, no caso do tempo nublado, também temos nuvens, mas é um clima bem menos “chamativo” do que o tempo encoberto. As nuvens não estão praticamente tampando o céu e a luz solar ainda ilumina o dia. Você vê as pequenas nuvens passando uma depois da outra e o dia continua parecendo dia.
Como você talvez já tenha observado na sua vida, o tempo estar nublado ou encoberto já dá pistas do que você pode esperar para as próximas horas. O céu encoberto normalmente precede um volume bem maior de chuva do que um céu nublado (apesar de nem sempre ser o caso).




