Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte desde 2011, é um dos líderes mundiais mais controversos, principalmente por causa dos seus constantes atritos entre o país asiático e os Estados Unidos. Em 2013, o patrimônio líquido do ditador foi estimado em mais de US$ 5 bilhões. A revista Forbes classificou o norte-coreano como a 36ª pessoa mais poderosa do planeta. O pai de Kim Jong-un, Kim Jong-il, aparecia em 37º lugar.
E isso foi lá em 2013… o patrimônio do ditador provavelmente aumentou muito nos últimos 12 anos, mas a falta de dados concretos dificulta que tenhamos uma noção precisa da fortuna de Kim Jong-un.
De acordo com o Aventuras na História, a fortuna do norte-coreano foi revelada após uma investigação conjunta dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, que descobriram mais de 200 contas espalhadas pelo mundo em que a riqueza do ditador está distribuída e escondida. As contas identificadas estavam na Áustria, Liechtenstein, Rússia, Cingapura, Suíça, Luxemburgo e China.
Para os investigadores, parte dessa fortuna pode vir de fontes ilegais, como fabricação de drogas ilegais, produção de cigarros e falsificação de dólares.
Os bens do ditador coreano Kim Jong-un
A International Business Times fez uma lista comentando os bens do líder da Coreia do Norte. De acordo com as estimativas do site, Kim possui 17 palácios espalhados pelo país, além de ser dono da sua própria ilha (sim, como um vilão de desenho animado).
O coreano também tem uma coleção impressionante de automóveis de luxo, com mais de 100 veículos na frota. A marca favorita dele seria a alemã Mercedes-Benz e um dos modelos da coleção é o S600. E, assim como todo bilionário, é claro que Kim também possui um jato particular. A aeronave “Air Force One” é a avaliada em US$ 1,5 milhão.