A dúvida é comum: afinal, o ideal é escovar os dentes antes ou depois do café da manhã? Segundo especialistas, o momento da escovação faz diferença direta na proteção do esmalte e na saúde bucal.
De acordo com o dentista Steven Katz, presidente da Associação Americana de Endodontistas, o melhor é escovar os dentes logo ao acordar, antes de comer.
“Quando os alimentos interagem com a placa bacteriana, ocorre a produção de ácido, levando à erosão do esmalte. Escovar ao acordar remove a placa noturna e aplica flúor, que protege os dentes durante a refeição”, explica Katz.
Durante o sono, a produção de saliva diminui, o que facilita o acúmulo de bactérias e a formação de placa. Por isso, limpar os dentes antes do café da manhã ajuda a eliminar essas bactérias e ainda forma uma camada protetora de flúor contra o ataque de ácidos e açúcares.
Escovar depois do café também pode — com cuidado
A professora Margherita Fontana, da Universidade de Michigan, defende os benefícios da escovação pós-refeição:
“Escovar os dentes após as refeições remove as partículas de alimentos que ficam presas”, afirma.
No entanto, os especialistas alertam: se o café da manhã incluir frutas cítricas, suco de laranja ou outros alimentos ácidos, é preciso esperar de 30 a 60 minutos antes de escovar. Isso porque os ácidos amolecem temporariamente o esmalte, e a escovação imediata pode causar desgaste.
Nesses casos, a recomendação é simples: enxágue a boca com água logo após comer, ou masque chiclete sem açúcarpara estimular a saliva — uma dica da dentista Ruchi Sahota, que destaca:
“Mascar chiclete sem açúcar ajuda o fluxo salivar e a limpeza natural da boca.”
E se você quiser escovar duas vezes pela manhã?
Dois dos três especialistas consultados afirmaram que escovam antes e depois do café da manhã — uma estratégia eficaz para quem quer sensação de limpeza prolongada. O terceiro prefere escovar ao acordar e novamente no meio do dia.