A Quaresma ocorre logo após o Carnaval, iniciando os 40 dias a partir da Quarta-feira de Cinzas, marcada para este ano no dia 5 de março. O período religioso termina na Quinta-feira Santa, dia 17 de abril, fazendo com que o domingo de Páscoa seja celebrado no dia 20 de abril.
A Páscoa é uma das principais datas cristãs, no qual é celebrado a ressurreição de Jesus Cristo. Diante disso, a Quaresma serve como um período de reflexão, oração, penitência e jejum, nos quais os fiéis são convidados para se aproximarem de Deus, uma prática cultuada há muitos anos.
O que é Quaresma?
A prática surgiu no século IV, quando a Igreja Católica instituiu um tempo de preparação para a Páscoa, inspirado nos 40 dias em que Jesus Cristo jejuou no deserto. De acordo com a Bíblia, o número 40 é significativo e é mais uma maneira de representar o período de provação e preparação. Inclusive, durante esses dias, as imagens das igrejas são cobertas por panos da cor roxa, simbolizando penitência e reflexão.
Como se pratica Quaresma?
Entre as práticas estão o jejum e a abstinência, principalmente de carne em determinados dias da Quaresma, como a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. A oração também é algo muito importante, no qual fiéis buscam uma maior comunhão com Deus e, alguns casos, podem praticar atos de penitência, como a confissão e a prática de obras de caridade. Por fim, a reflexão também é um dos pilares, nos quais o período serve para pensar sobre a própria vida e sobre o sacrifício de Jesus Cristo.