Criada nos Estados Unidos, ocorrendo um dia depois do Dia de Ação de Graças, que é celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro, a Black Friday foi inserida no mercado brasileiro, apesar de ter uma proposta diferente do país norte-americano, quando comparamos os níveis de descontos. O ano de 2025 está apenas começando, mas saiba que o dia de descontos cairá no dia 28 de novembro.
Após se popularizar no Brasil, a Black Friday se tornou uma das datas mais importantes para o setor varejista, mostrando que houve uma crescente de vendas em todo o país. Para se ter uma noção, em 2019 o faturamento foi de R$ 3,2 bilhões, o que representou vinte vezes mais vendas do que o resto do ano. Em 2023, esse faturamento dobrou e alcançou R$ 5,23 bilhões de lucro no mercado nacional, de acordo com os dados da Neotrust e ClearSale.
Mais informações da Black Friday e outras datas com desconto
Além da famosa Black Friday, outra data que está conquistando os consumidores é o Amazon Prime Day que deve ocorrer dia 23 de julho deste ano. O evento também é anual, mas é exclusivo para assinantes do Amazon Prime. Durante o período de descontos, os usuários têm acesso a preços diferentes de outros dias em diversos produtos, desde eletrônicos e eletrodomésticos até roupas, livros e itens para casa. É como uma Black Friday gigante, mas só para membros Prime.
A primeira vez que a Black Friday ocorreu no Brasil foi em 2010 e foi totalmente online. Em 2013, os brasileiros tiveram mais acesso e conseguiram comprar diversos produtos, gerando um faturando R$ 770 milhões em comércio online. Conforme os anos foram passando, o Procon criou novas regras para evitar fraudes e as lojas presenciais passaram a englobar o dia de desconto.