É comum as pessoas ficarem confusas sobre os feriados que são nacionais e permitem que todos tenham direito a folgas. Como no caso da quarta-feira de cinzas, como é conhecida popularmente, que ocorre logo após os quatro dias de folia do Carnaval. Neste ano, ela cai no dia 5 de março e dá início a Quaresma no calendário cristão. Apesar de ser emendado no dia anterior e muitas empresas permitirem que os funcionários trabalhem meio período, a quarta-feira de cinzas não é feriado.
Apesar de sua importância religiosa, não há nenhuma lei que a estabeleça como feriado. Mas, algumas empresas e órgãos públicos adotam como ponto facultativo, especialmente até as 14h. Vale ressaltar que o próprio Carnaval não é considerado um feriado, mas existe um consenso nacional sobre esse dia, diante das festas que ocorrem tradicionalmente por todo o país.
O que é quarta-feira de cinzas?
De acordo com o Antigo Testamento, as cinzas simbolizam o arrependimento e o luto. Por isso, muitos cristãos aproveitam a quarta-feira de cinza para refletir, sendo comum que muitos religiosos participem de uma celebração em que cinzas bentas são colocadas sobre as cabeças dos fiéis. Essa tradição começou por volta do século XI e as cinzas são feitas de ramos de palmeira abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.
Apesar do significado de luto, as cinzas também representam a fragilidade da vida humana, a necessidade de conversão e o desejo de se aproximar de Deus. Ao iniciar a Quaresma na quarta-feira de cinzas, ela durará 40 dias para que os católicos possam se preparar para a Páscoa, data em que é celebrado a ressurreição de Jesus. Nesse tempo, os fieis costumam fazer penitências e orações.