Entre as mudanças que o Banco Central quer fazer no Pix, uma delas é o cancelamento de quase 10 milhões de chaves, algo que chamou a atenção da população, deixando muitas pessoas preocupadas em como seria esse processo. Visando deixar o sistema de transação financeira ainda mais segura, em março foi anunciado pelo BC novas medidas as chaves que que correm o risco de serem canceladas são aquelas vinculadas a CPFs ou CNPJs que apresentam irregularidades na base de dados da Receita Federal.
Tanto CPF ou CNPJ que estiverem suspensos, cancelados ou a pessoa ter uma chave com titular falecido serão canceladas pelo sistema. Assim como CPF ou CNPJ com status nulo ou dados cadastrais inconsistentes, com erros de grafia ou informações desatualizadas. Apesar do número elevado de chaves, essa medida que entrará em vigor em julho afetará apenas 1% das chaves Pix cadastradas.
Saiba mais informações sobre as 10 milhões de chaves Pix canceladas
Sobre os CPF que devem sofrer esses cancelamos estão com os seguintes status:
- 4,5 milhões: grafia inconsistente
- 3,5 milhões: falecidos
- 30 mil com CPF suspenso (cadastro com informações incorretas ou incompletas)
- 20 mil com CPF cancelado (CPF suspenso há mais de cinco anos, com duplicidade de inscrição ou cancelado por decisão administrativa da Receita ou decisão judicial)
- 100 são CPF nulo (com fraude ou erro grave no cadastro).
Sobre quem tem chave CNPJ, estão restritos quem estiver com:
- 984.981 com CNPJ inapto (empresa que não apresentou demonstração financeira e contábil por dois anos)
- 651.023 com CNPJ baixado (empresa oficialmente encerrada)
- 33.386 com CNPJ suspenso (empresa punida por descumprir obrigações legais)