Para facilitar que a população tenha acesso ao dinheiro esquecido, que está sendo gerenciado pelo Banco Central (BC), a instituição criou o Sistema de Valores a Receber (SVR), uma ferramenta que permite aos cidadãos e empresas consultem se possuem “dinheiro esquecido” em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras. Se houver saldo, o sistema também oferece orientações sobre como solicitar a devolução desses valores.
Além disso, a plataforma também permite que seja consultado dados de pessoas falecidas, mediante comprovação de herança ou representação legal. Isso porque, esse “dinheiro esquecido” é referente a valores que estão parados nas contas bancárias ou em outras instituições financeiras por diversos motivos, como encerramento de contas, que ficaram com saldo bloqueado. Agora, é possível consultar e solicitar o saque desses valores.
Outros motivos de fazem com que o dinheiro fique no Sistema de Valores a Receber (SVR)
É considerado “dinheiro esquecido” valores que foram cobrados de forma errada por instituições financeiras, cotas de capital e sobras de cooperativa de créditos, valores de consórcios não procurados pelos titulares e saldos residuais, que são pequenos valores que sobram em diversas operações.
Como sacar o dinheiro no SVR do Banco Central?
É possível solicitar pela plataforma e o Banco Central recomenda que esse saque seja solicitado via Pix, podendo demorar até 12 dias úteis. Para isso, é necessário selecionar uma das suas chaves Pix (preferencialmente CPF) e informar seus dados pessoais. Mas, se a solicitação for via instituições, não poderá ser feita pelo Pix e a pessoa precisa entrar em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou e-mail informado por ela para combinar a forma e o prazo de devolução.
Recentemente, foi implantada a solicitação automática, que permite o resgate dos valores via Pix para pessoas físicas que possuam chave Pix tipo CPF cadastrada e a funcionalidade de solicitação automática habilitada no SVR. A instituição financeira será automaticamente avisada e a transferência do dinheiro será automática.




