Uma das principais profissões deste século é a da tecnologia da informação, que com o passar dos anos, precisa continuar se atualizando, conforme novos avanços ocorrem na indústria tecnológica. Por causa disso, é uma área que tem sido próspera e pode trazer frutos positivos no futuro para quem está pensando em começar agora.
De acordo com os dados da Associação das Empresas de Tecnologia, publicados pela revista Forbes, estima-se que o setor de Tecnologia da Informação (TI) precisará contratar 800 mil profissionais em 2025. Segundo a Advanced Consulting, o mercado de TI teve um crescimento significativo no ano passado e fechou o segundo semestre de 2024 com um aumento de 22%. No Brasil, de acordo com a Associação Catarinense de Tecnologia, o segmento faturou R$ 754,9 bilhões em 2023.
Como conseguir ingressar nas vagas de TI
O primeiro passo é buscar algum tipo de formação, seja com cursos superiores ou técnicos, que possa oferecer os conhecimentos necessários que as vagas iniciais estão exigindo. Conforme consiga se inserir no mercado, é possível entender o que cada empresa exige e para qual segmento pode ter o melhor plano de carreira.
Dentro da área de TI, é possível se especializar em Desenvolvimento de software, Ciência de dados, Inteligência artificial, Segurança da informação, Cloud computing, entre outros. Por isso é importante saber qual caminho deseja trilhar. Na internet, é possível encontrar diversos cursos gratuitos que podem ajudar no currículo.
Mas, se estiver procurando uma formação mais completa e aprofundada, considere fazer uma graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação ou áreas relacionadas.