Finalmente entramos em junho, mês de festa junina e também do Junho Vermelho, mês da conscientização da importância de doar sangue. Um fator que acaba impedindo muitas pessoas de doar sangue é a necessidade de trabalhar, mas você sabia que tem direito a um dia de folga se for doar?
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garante que o trabalhador tem direito a uma folga para doar sangue, sem descontos no salário, uma vez a cada 12 meses (pode conferir lá no inciso IV do artigo 473 da CLT). Lembrando que você precisa pedir o seu atestado no hemocentro em que for doar para conseguir comprovação a doação e garantir o seu direito à folga.
E faltas na faculdade ou na escola? Aí já depende da instituição. Em algumas faculdades e escolas, você pode sim utilizar a doação de sangue voluntária para abonar uma falta (ou seja: fazer com que ela não seja contada como uma falta).
Junho Vermelho é dedicado a conscientização sobre doar sangue
O mês de junho foi escolhido porque o 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, data instituída pela Assembleia Mundial de Saúde. Com uma bolsa de sangue, você pode salvar até quatro vidas.
“Esse mês é fundamental refletir sobre a generosidade daqueles que doam seu tempo e sangue para salvar vidas. Essa prática cria uma rede de apoio, lembrando-nos de nossa capacidade coletiva de fazer a diferença e promover uma sociedade mais saudável e solidária”, afirma o gov.br.
Quem pode doar sangue?
Confira os principais requisitos, segundo o gov.br:
- Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.