A aposentadoria é um sonho de grande parte da população brasileira, oferecendo uma segurança na terceira idade. Porém, muitas pessoas não conseguem se aposentar, seja por não terem contribuído o suficiente com o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – entre outras circunstâncias.
Para os idosos de mais de 65 anos que não conseguem se aposentar, existe uma outra alternativa: o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para conseguir esse benefício, você não precisa ter contribuído para o INSS ao longo da vida, mas precisa se encaixar em alguns critérios.
- Pessoa idosa, com idade de 65 (sessenta e cinco) anos ou mais;
- Pessoa com deficiência, de qualquer idade;
- A renda por pessoa do grupo familiar deve ser igual ou menor que ¼ do salário mínimo – R$ 379,50.
O BPC é um benefício mensal no valor de um salário mínimo – R$ 1.518 em 2025. Vale observar: o BPC não pode ser acumulado com outros benefícios de Seguridade Social, como aposentadoria ou seguro desemprego, a não ser com “a assistência médica, pensões especiais de natureza indenizatória e a remuneração do contrato de aprendizagem”, explica o Gov.br.
Como solicitar o BPC?
Antes de tudo, você e sua família precisam estar inscritos no Cadastro Único e ter CPF. Para fazer a solicitação, você precisa procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou canais de atendimento do INSS – como o telefone 135 ou pelo site ou aplicativo do Meu INSS.
“Para fazer o requerimento, basta apresentar um documento de identificação com foto. E não precisa ser original, são aceitas cópias simples dos documentos. Isso vale não só para o requerente, mas também para o representante legal e as outras pessoas da família”, explica o Gov.br.