Em novembro do ano passado, o Banco Central determinou a liquidação extrajudicial do Banco Master, gerando muitas dúvidas para quem tinha dinheiro investido na instituição. Se você é uma dessas pessoas e tinha investido nos CDBs (Certificados de Depósito Bancário) do Master, continue lendo para entender como você pode obter o seu dinheiro de volta.
É justamente para casos como o do Banco Master que foi criado o FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Uma instituição privada, o FGC atua para ampliar a confiança da população no Sistema Financeiro Nacional, protegendo pessoas em caso de intervenção ou falência de instituições financeiras. Esse fundo garante o reembolso de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, considerando os recursos que os usuários tinham em suas contas e os investimentos em títulos de renda fixa, como o próprio CDB.
Mas quando você vai receber esse reembolso do FGC? É aí que a coisa complica.
Quando os investidores do Banco Master vão receber seu dinheiro de volta?
A instituição só pode realizar os pagamentos depois de receber a lista completa de credores do Banco Master, lista que deve ser apresentada pelo liquidante do banco, nomeado pelo Banco Central, neste caso, a EFB Regimes Especiais e Empresas. Em nota ao Valor Econômico no final do ano passado, o liquidante disse que a lista em processo de consolidação e validação e que seria divulgada “oportunamente”. Respondendo ao Investidor10, o FGC explicou que não existe um prazo legal para o envio da lista.
Porém, outro processo pode acabar postergando ainda mais o envio dessa lista. O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou uma inspeção no Banco Central para entender os procedimentos que levaram à liquidação do Master, abrindo também a possibilidade (ainda que remota) de que essa liquidação seja revertida.




