Em 23 estados e no Distrito Federal, você já pode emitir a nova Carteira Nacional de Identidade, um documento que promete simplificar a sua vida. Confira em quais estados a novidade já está disponível:
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Ceará;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraíba;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- Santa Catarina;
- São Paulo;
- Sergipe;
- Tocantins.
Saiba mais sobre a nova Carteira de Identidade Nacional
A Carteira de Identidade Nacional (CNI) propõe um padrão nacional e um número único, o cadastro de pessoa física (CPF). De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o objetivo desse novo documento de padrão nacional é “melhorar os cadastros do governo, reduzir as fraudes e ampliar a segurança dos processos de identificação de cidadãos no Brasil”.
Os estados e o Distrito Federal são obrigados a adotar o novo modelo de identidade desde o dia 11 de janeiro deste ano.
Além disso, todas as políticas públicas terão acesso ao mesmo dado oficial de identidade do cidadão, como o Sistema Único de Saúde (SUS), o Bolsa Família e registros do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Eu tenho a Carteira de Identidade antiga… preciso trocar pela nova?”
Sentimos em informar que sim. Mas calma que o prazo é longo. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, você tem até 2032 para trazer a troca do seu antigo RG pelo novo documento. Tanto a primeira via quanto as renovações do documento são gratuitas.