Nesta segunda-feira (02/06), quem nasceu entre novembro e dezembro e é participante do programa Pé-de-Meia de 2025, recebeu a segunda parcela do incentivo-frequência. O valor pago é de R$ 200 e é destinado para alunos da pública que estão matriculados no ensino médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Lembrando que, para ter acesso aos valores, é necessário comprovar a frequência mínima de 80% das aulas no mês de referência.
Os pagamentos do incentivo estudantil começaram em 26 de maio e a ordem dos depósitos é conforme o mês de nascimento dos estudantes que estão matriculados em uma das três séries do ensino médio da rede pública de ensino, que são obrigatórias para permitir a participação do Pé-de-Meia. De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 3,4 milhões de estudantes receberão os valores, após repasse do Ministério da Educação (MEC).
Saiba mais detalhes sobre o Pé-de-Meia de 2025
Através desse incentivo estudantil, o governo federal visa democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social, permitindo que os alunos consigam terminar o ensino médio. Para fazer parte do programa, é necessário ter entre 14 e 24 anos de idade ou ser matriculado na EJA das redes públicas e ter entre 19 e 24 anos de idade.
É obrigatório ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ativo e fazer parte do núcleo familiar que está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo. Se o estudante se encaixar nos critérios, o MEC solicitará à Caixa que abra uma conta de forma automática e permita que o aluno receba o crédito pela Caixa Tem. Se já tiver uma conta, ela será o meio principal dos pagamentos.