Obviamente, verduras têm muitos benefícios para a sua saúde, mas isso não significa que você possa comer hortaliças de forma desenfreada, principalmente se você tiver diabetes. Ao Metrópoles, a nutricionista Juliana Andrade explicou que algumas verduras são ricas em amido e podem causar picos de glicemia, algo extremamente perigoso para quem sofre de diabetes.
Segundo a BBC, para quem tem diabetes, esses picos podem causar sintomas imediatos, como sede intensa, visão embaçada e cansaço extremo. Em casos mais graves, o funcionamento dos órgãos pode acabar prejudicado, com possíveis complicações graves, como danos nos rins e no coração.
É claro que isso não quer dizer que você não pode consumir esses alimentos. O importante é manter a moderação. Segundo a nutricionista Juliana Andrade, o risco desses alimentos provocaram picos de glicemia é maior se eles foram consumidos em grande quantidade ou sem a presença de proteínas e gorduras para equilibrar a refeição.
Exemplos de hortaliças com altos índices glicêmicos são batata inglesa, mandioca e batata-doce. “Para vegetais com maior carga glicêmica, o ideal é manter a moderação e priorizar o consumo cru ou combinado com outros alimentos ricos em proteínas ou gorduras, o que ajuda a reduzir o impacto glicêmico da refeição”, explicou a nutricionista.
Melhores vegetais para quem sofre de diabetes
Os diabéticos devem dar preferência a folhas verdes e vegetais de baixo amido, como alface, rúcula, agrião, couve, espinafre, pepino, abobrinha, brócolis, couve-flor e quiabo. De acordo com a nutricionista Juliana Andrade, esses alimentos têm vários benefícios, como melhora da saúde intestinal, aumento da saciedade e “efeito protetor contra complicação da diabetes”, explicou a especialista ao Metrópoles.




