Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Quem tem essa doença possui mais chance de ter Alzheimer na velhice

Por Pedro Silvini
22/05/2025
Em Geral
0
Organóide de um cérebro humano

(Reprodução/Wikimedia Commons)

Um novo estudo científico reforça a hipótese de que infecções virais podem estar diretamente ligadas ao desenvolvimento do Mal de Alzheimer, a forma mais comum de demência no mundo. De acordo com a pesquisa, publicada na revista Science Signaling, a infecção pelo herpes simplex vírus tipo 1 (HSV-1) — responsável por casos de herpes labial — pode ser reativada por lesões cerebrais, como concussões, e desencadear processos inflamatórios que levam à degeneração de neurônios e formação de placas amiloides, características clássicas do Alzheimer.

O experimento foi realizado por pesquisadores da Tufts University, nos Estados Unidos, utilizando minicérebros cultivados em laboratório e infectados com HSV-1. Após submeter os tecidos a um impacto mecânico que simula um traumatismo craniano, os cientistas notaram uma intensa resposta inflamatória, morte de neurônios e acúmulo de proteínas beta-amiloides — elementos que marcam a progressão da doença neurodegenerativa. Já os tecidos cerebrais livres da infecção se recuperaram com apenas leve inflamação.

Estima-se que mais de 80% da população com mais de 60 anos tenha tido contato com o HSV-1 ao longo da vida. O vírus, mesmo inativo após o fim dos sintomas visíveis, permanece dormente em neurônios e pode ser reativado em situações de imunidade comprometida ou traumas.

O estudo aponta uma ligação clara entre infecção viral e Alzheimer, especialmente em pessoas portadoras do gene APOE4, associado ao aumento do risco da doença.

“HSV-1 é altamente prevalente e, em cérebros idosos, especialmente nos que possuem o gene APOE4, ele representa um risco expressivo para o Alzheimer”, explicou Ruth Itzhaki, pesquisadora da Universidade de Oxford e coautora da pesquisa.

Medicação antiviral pode reduzir risco

Além da demonstração laboratorial, uma análise populacional publicada no BMJ Open reforça os achados. O levantamento agrupou pacientes com Alzheimer com base em sexo, idade, localização e histórico médico. Os resultados mostraram que pacientes diagnosticados com HSV-1 tinham 80% mais chances de também desenvolver Alzheimer.

Contudo, o estudo trouxe um dado promissor: pessoas com histórico de herpes que utilizaram medicamentos antivirais apresentaram 17% menos chances de desenvolver a demência, o que sugere que tratamentos antivirais podem ter efeito protetor contra o avanço da doença neurodegenerativa.

Novas frentes para prevenção e tratamento

Os dados reforçam a urgência de se repensar estratégias de prevenção e tratamento do Alzheimer, considerando o papel de infecções virais latentes. A pesquisadora Dana Cairns, que liderou o estudo na Tufts, destaca a importância do achado:

“A ideia é que, ao sofrer uma lesão, o paciente possa reativar o HSV-1 — algo que pode ocorrer com qualquer um, já que a maioria da população carrega o vírus sem saber.”

Com mais de 35 milhões de pessoas com demência no mundo, e 7,7 milhões de novos casos diagnosticados por ano, as descobertas trazem uma nova luz sobre fatores causadores do Alzheimer e possíveis caminhos para sua prevenção, especialmente entre idosos, atletas e militares, mais expostos a concussões.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post

Agora será possível conversar em qualquer idioma através do Google Meet

Confira!

Hotel de luxo no Brasil onde Michael Jackson se hospedou agora está acabado

01/10/2025
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Você pode zerar sua redação do Enem, mesmo se ela estiver bem escrita; entenda o motivo

01/10/2025
netflix

Vai acabar? Poderosos do mundo todo solicitaram o encerramento imediato da Netflix

01/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix