Assim como raiva, amor, entre outros sentimentos, a inveja é um sentimento natural, mas que pode fazer muito mal para você mesmo e para outras pessoas se for “além” do normal. Janaina Samara Ramos Lagasse, psicóloga do Grupo Mantevida, explicou ao Minha Vida que é preciso diferenciar a inveja de uma pessoa invejosa.
A psicóloga destaca que, como já dissemos, a inveja é um sentimento natural, sobre o qual não temos controle necessariamente, mas o que nós podemos controlar é a forma como reagimos a essa emoção. “O que caracteriza uma pessoa invejosa, de fato, é a forma disfuncional e recorrente como ela lida com essa emoção”, explica a especialista.
Como nós, como sociedade, odiamos tanto o sentimento da inveja, a pessoa que sente isso costuma reprimir esse sentimento, que acaba borbulhando na superfície na forma de hostilidade e desvalorização do outro.
Cinco frases muito usadas por pessoas invejosas
1. “Fulano tem muita sorte”
A pessoa invejosa adora fingir que as conquistas dos outros não são resultado do esforço ou da competência delas. Afinal, se fosse possível conseguir algo dessa forma, por que o invejoso não conseguiu? Então é claro que só pode ser sorte.
2. “Duvido que isso dure muito tempo”
O invejoso praticamente torce contra as conquistas dos outros, porque é difícil para ele aceitar que outras pessoas podem conseguir coisas se ele mesmo ainda não conseguiu.
3. “Se eu tivesse ajuda como ele tem, também conseguiria”
Mais uma vez: para o invejoso, se alguém conquistou algo que ele mesmo ainda não conseguiu, então os outros devem ter usado algum tipo de “atalho”.
4. “Não é tudo isso que dizem”
Se não é possível descredibilizar a forma como a pessoa conseguiu suas coisas, então a pessoa invejosa decide desvalorizar essas conquistas.
5. “Vamos ver até quando vai sustentar esse padrão aí…”
Para de torcer contra a alegria dos outros, ô invejoso.