Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Quem usa Gatonet vai chorar de tristeza com essa notícia

Por Pedro Silvini
16/05/2025
Em Geral
0
Cooperação técnica Anatel e Ancine

Cooperação técnica Anatel e Ancine (Reprodução/Anatel)

Usuários de Gatonet — serviços clandestinos de TV por assinatura e streaming — devem se preparar para uma ofensiva coordenada. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Ancine (Agência Nacional do Cinema) assinaram, nesta quinta-feira (15), um Acordo de Cooperação Técnica para endurecer o combate à distribuição ilegal de conteúdo audiovisual no ambiente digital.

A medida ocorre no contexto da Lei nº 14.815/2024, que atribui à Ancine a competência de determinar o bloqueio de sites e aplicativos que oferecem conteúdo audiovisual pirata. A Anatel ficará responsável por garantir que as mais de 20 mil operadoras de internet no país bloqueiem o acesso desses serviços para seus clientes.

TV boxes ilegais na mira

A nova estratégia dá continuidade ao Plano de Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), lançado em 2023. Desde então, a Anatel já apreendeu cerca de 1,5 milhão de aparelhos de TV box ilegais, avaliados em R$ 353,2 milhões.

Esses dispositivos, além de fornecerem acesso a conteúdo pirata, frequentemente possuem softwares maliciosos que representam riscos à privacidade do usuário e à infraestrutura de telecomunicações do país. O Laboratório Antipirataria da Anatel, inaugurado em setembro de 2023, já bloqueou mais de 24 mil IPs e 4,4 mil domínios associados a esses serviços.

Bloqueios já começaram

Na primeira fase do projeto-piloto, foram identificados e bloqueados 11 domínios e 23 endereços IP de três serviços piratas. Com a assinatura do novo acordo, a segunda fase já está em andamento e ampliará o número de alvos para 10 serviços ilegais, com bloqueios mais ágeis e frequentes.

Segundo a Ancine, a pirataria causa prejuízos financeiros à indústria audiovisual, afetando diretamente produtores e trabalhadores do setor.

“Ao assistir a um filme pirata, o consumidor contribui com a perda de empregos e renda no Brasil”, afirmou Alex Braga Muniz, diretor-presidente da Ancine.

A ofensiva contra o Gatonet também visa garantir concorrência justa e a remuneração adequada para quem produz conteúdo legal. A Anatel destaca que muitos consumidores ainda desconhecem os riscos de usar esses serviços clandestinos, tanto do ponto de vista legal quanto de segurança digital.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
papa leão xiv

Papa Leão XIV choca o mundo com primeira proposta no Vaticano

Confira!

Foto ilustrativa: Ralph W. lambrecht/Pexels

Após tragédia no Paraná, especialistas ligam alerta vermelho para novos tornados no Sul

10/11/2025
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Medida foi confirmada e gerou revolta: salário de quem é professor será reduzido

10/11/2025
O cometa 3I/ATLAS (Imagem: CNSA)

Cometa mais temido do espaço finalmente é capturado pela China e deixa o mundo em alerta

10/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix