Para muitas pessoas, empreender e ter o seu próprio negócio é um sonho e a porta de entrada para uma vida com mais tranquilidade, autonomia e tranquilidade. Entre os muitos fatores para o sucesso de um novo empreendimento, a cidade em que você vai empreender também é algo a ser considerado.
A partir de métricas como velocidade de internet, infraestrutura, contribuição para o PIB e espaços de coworking, no ano passado a Wix, plataforma de criação e edição de sites, criou um ranking para determinar quais são as melhores cidades brasileiras para empreender.
O primeiro lugar ficou com a capital de Santa Catarina: Florianópolis, apelidada de “Ilha do Silício. A capital catarinense tem a maior densidade de startups per capita do país, com 147 startups na cidade. O financiamento médio por startup é de impressionantes R$ 6 milhões.
A velocidade de internet da cidade é outro “atrativo para empreendedores digitais que dependem de infraestrutura robusta”, escreveu a Wix em material enviado para o Valor. A velocidade média de download em Santa Catarina é 40% mais rápida do que em Recife – cidade que encerra o top 10.
Completando o pódio, temos mais duas capitais: São Paulo em segundo lugar e Belo Horizonte em terceiro. A capital paulista tem o maior número de startups do ranking, abrigando 1.494 iniciativas do tipo, com um financiamento médio de R$ 47,7 milhões por startup.
Confira as dez melhores cidades brasileiras para empreender:
- Florianópolis (SC);
- São Paulo (SP);
- Belo Horizonte (MG);
- Vitória (ES);
- Joinville (SC);
- Porto Alegre (RS);
- Campinas (SP);
- Curitiba (PR);
- Uberlândia (MG);
- Recife (PE).