Livros de ficção é um dos gêneros mais populares da literatura, por contemplar diversos autores e permitindo que sejam desenvolvidas histórias intrigantes e envolventes. De acordo com o levantamento feito pela Publishnews, que consultou mais de 30 redes de livrarias no Brasil, o livro mais vendido no país neste começo de 2025 foi “A Filha dos Rios”, do autor Ilko Minev, que vendeu mais de 8,8 mil cópias.
O mesmo autor de “Onde Estão as Flores?”, em A Filha dos Rios o autor quis homenagear os habitantes da região amazônica, com o objetivo de preservar a história local ao descrever com detalhes a paisagem do mundo onde moram nordestinos , portugueses, italianos, espanhóis, árabes e judeus, que desbravaram aquele território imenso desde o primeiro ciclo da borracha. Apesar de ter nascido na Bulgária, Ilko Minev se sente brasileiro pois vive no país há mais de 40 anos, fazendo um papel importante ao escrever sobre a sociedade amazônica.
Na lista, também é possível encontrar outras obras nacionais, como “Tudo é Rio”, de Carla Madeira, que publicou o livro em 2014, mas se popularizou ainda mais no ano passado. Além disso, existem no Top 10 autores internacionais e quem se destaca no ranking é a autora Colleen Hoover, ao aparecer três vezes.
Confira abaixo os 10 livros de ficção mais vendidos em janeiro de 2025
1. A Filha dos Rios – Autor: Ilko Minev – 8,8 mil
2. A Empregada – Autora: Freida McFadden – 6,3 mil
3. Verity – Autora: Colleen Hoover – 5,4 mil cópias
4. A Biblioteca da Meia-Noite – Matt Haig – 5,2 mil cópias
5. Tudo é Rio – Carla Madeira – 5 mil cópias
6. É Assim Que Acaba – Colleen Hoover – 4,8 mil
7. É Assim Que Começa – Colleen Hoover – 4,1 mil
8. Cem Anos de Solidão – Autor Gabriel García Márquez – 3,8 mil cópias
9. Dandandan – Vol. 01 – 3,1 mil cópias
10. A Paciente Silenciosa – Autor: Alex Michaelides – 2,9 mil cópias