Já imaginou usar outra moeda além do real sem nem mesmo ter que sair do Brasil para isso? Uma região de Santa Catarina decidiu criar a sua “moeda própria”: o Reino – com a nota estampada por uma capivara usando uma coroa. Obviamente, a moeda não é nada “oficial”, mas uma ação especial de empresas da região com o objetivo de incentivar o comércio local.
A região engloba cinco bairros de Santa Catarina e é conhecida como “Reino” – daí o nome da “moeda oficial”. A ação especial conta com 29 empresas dos bairros Glória, Vila Formosa, Garcia, Progresso e Valparaíso.
A moeda especial da região “Reino”
A “Reino” na verdade não é uma moeda, mas um voucher valendo R$ 10 (sim, o Reino está bem valorizado em comparação ao real), que pode ser usado para obter descontos em compras futuras, não apenas na loja onde você recebeu o voucher, mas em qualquer outra empresa que aderiu à ação. Esse voucher será distribuído por empresas da região catarinense e é uma iniciativa da Câmara Empresarial do Grande Garcia, em parceria com a CDL Blumenau. As regras para entregar os vouchers ficam a critério de cada negócio envolvido e a distribuição começa a partir de janeiro do ano que vem.
De acordo com o ND+, a explicação do coordenador da câmara, Dalmo Bardini, para a ação é aproximar consumidores e lojistas com um incentivo simples e direto. “Queremos que o consumidor veja valor em comprar no bairro, em prestigiar quem gera emprego aqui. O Reinos vem justamente para estimular essa escolha”, afirmou Bardini ao ND+.




