O primeiro semestre do ano é uma época que traz uma tradicional dor de cabeça para muitos brasileiros: a declaração do Imposto de Renda (IR). Além disso, golpistas se aproveitam dessa época para fazer golpes usando o nome da Receita Federal, então é melhor ficar atento!
Recentemente, a Receita emitiu um alerta sobre um novo golpe envolvendo o nome do órgão. Golpistas enviam cartas pelos Correios, simulando notificações oficiais da Receita, com nomes como “intimação para regularização de dados cadastrais”. Para enganarem as vítimas, essas cartas utilizam o logotipo da instituição. As cartas afirmam que o contribuinte preencha dados pessoais e bancários, afirmando que podem haver penalidades caso ele não cumpra as instruções. Por fim, as cartas contam com orientações para entrar em sites fraudulentos para roubar os dados das vítimas.
Como evitar golpe do IR?
Confira as orientações da Receita Federal:
- Jamais informe dados pessoais ou bancários fora do site oficial da Receita;
- Utilize o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para resolver pendências ou fazer consultas seguras;
- Em caso de dúvida sobre seu CPF ou dados cadastrais, acesse diretamente a página oficial de consulta.
Outra dica é sempre ficar atento se o site que você está acessando pertence ao domínio oficial do governo (.gov.br).
Se você foi vítima de uma tentativa de golpe desse tipo, a recomendação é comunicar o que aconteceu para a Receita Federal e registrar uma denúncia junto à Delegacia de Polícia Civil especializada em crimes cibernéticos, segundo o C.B. Radar. O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda é até o dia 30 de maio.