A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, FDA, proibiu o uso de mais um corante vermelho sintético, que era usado para colorir alimentos e bebidas para dar-lhes uma tonalidade vermelho-cereja brilhante. De acordo com a agência, o componente era conhecido pelo nome Red Dye 3, que também pode ser encontrado por vermelho nº 3 ou corante vermelho 3.
Após resultados preocupantes com ratos, a legislação norte-americana exige a proibição caso seja encontrada qualquer ligação com o câncer. Apesar da exposição com esse componente em humanos ser menor do que nos animais testados, a lei obriga a FDA a emitir um comunicado para as empresas. Esse corante era usado principalmente em doces, bolos, biscoitos, sobremesas congeladas e coberturas, além de alguns medicamentos.
Conheça melhor o componente Red Dye 3
Essa movimentação contra esse corante começou em 2022, quando alguns grupos de defesa do consumidor, incluindo Center for Science in the Public Interest, se preocuparam com os resultados dos testes. Desde então, argumentaram que o corante deveria ser proibido devido às suas ligações com o câncer e seu uso generalizado por consumidores dos EUA, especialmente crianças.
A FDA já tinha proibido esse composto na produção de cosméticos, há 35 anos atrás. A Califórnia também baniu o aditivo em produtos alimentícios em outubro de 2023 “Finalmente, a FDA está acabando com o paradoxo regulatório de que o Red 3 é ilegal para uso em batons, mas perfeitamente legal para dar às crianças na forma de doces”, disse o presidente do grupo, Dr. Peter Lurie, em uma declaração na quarta-feira.